Em primeiro lugar, é importante entendermos a origem da sigla GUT: gravidade, urgência e tendência. Ela foi desenvolvida em 1981 por Charles Kepner e Benjamin Tregoe, para a área de desenvolvimento econômico. Essa teoria pode ser adequada na engenharia para avaliar o desempenho de uma edificação.
O gerenciamento de risco de estruturas tem aplicação quando se faz necessário priorizar ações dentro de um leque de alternativas. A partir da inspeção de uma estrutura – que é a especialidade da Sitter Engenharia – são levantadas as anomalias, falhas e defeitos, mas é necessário priorizar as ações corretivas.
A aplicação do método GUT possibilita comparar o desempenho de uma mesma estrutura ao longo da sua vida útil (gestão da manutenção) e/ou a comparação entre várias estruturas (critério de priorização para investimentos).
Essa metodologia vem ao encontro dos objetivos da NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho (ABNT, 2013) e reforça a importância da difusão das melhores práticas de engenharia e de seu papel na defesa da qualidade da habitação no Brasil.