Um clássico da literatura da engenharia, o livro que indicamos hoje marca também a história da Sitter Engenharia. Este exemplar literário foi o primeiro livro de patologia das construções que nosso Diretor, o engenheiro João Victor Martins, leu. O que o surpreende é como este livro é, ainda, extremamente utilizado pelos especialistas e consultores da área.
“Patologia, Recuperação e Reforço de estruturas de concreto” foi lançado em 1998, pela Editora Pini, e escrito pelos professores Thomaz Ripper e Vicente Souza (in memorian). São 262 páginas de uma mistura quase que perfeita entre conhecimento teórico e prático.
Destacamos uma frase do prefácio que até hoje buscamos colocar em prática na engenharia civil e também aqui na SitterEngenharia: “Estamos certos de que este livro constituirá mais um alento nesta luta pela conscientização de todos – projetistas, construtores, usuários e donos de obras, em especial os administradores públicos – quanto à importância de garantir a vida útil da estrutura gastando o mínimo possível em obras de recuperação e de reforço, luta que deve mobilizar cada cidadão devido ao seu largo alcance econômico e social”.