Pois é! Sabemos que, quando o concreto é exposto a altas variações de temperaturas, tanto quentes quanto frias, ele pode sofrer rachaduras e/ou fissuras. De acordo com profissionais do ramo, adicionar uma quantidade pequena de açúcar refinado pode impedir o problema.
Segundo os princípios da engenharia civil, o concreto passa a apresentar as rachaduras e fissuras devido ao processo de perda de água – por hidratação e evapotranspiração – que sofre durante a secagem, em sua aplicação inicial.
Em um prazo de tempo muito curto, a perda de água aumenta com a elevação das temperaturas, por isso, no processo de concretagem de obras, é preciso molhar o concreto várias vezes ao dia e retardar ao máximo a secagem.
O uso do açúcar refinado misturado ao cimento retarda a reação de hidratação do produto e, em teores elevados, podem até inibi-la totalmente.
Porém, especialistas alertam que o uso indiscriminado da massa com açúcar, que ainda configura entre as receitas caseiras da construção civil, pode acarretar em problemas e a sua utilização deve ser sempre orientada por um profissional. Em média, a recomendação de uso gira em torno de duas xícaras de chá para cada quilo de cimento.